Entenda a função dos injetores diesel

Entenda a função dos injetores diesel

Um bom mecânico deve estar apto para conhecer diversas partes de um veículo, pois assim fica mais fácil de ajudar o cliente com qualquer problema que enfrente. E conhecer bem os motores é fundamental para um bom diagnóstico do veículo!

Existem diversos tipos de motores, como o de combustão, categoria que o diesel faz parte. O motor a diesel é muito conhecido e todos estão familiarizados com sua potência, força e poder econômico. O funcionamento do motor a diesel se diferencia dos motores mais comuns, aqueles que funcionam a base de gasolina, gás natural ou álcool. 

No motor a diesel, por conta da compreensão do ar, a temperatura da câmara sobe, fazendo com que aconteça a combustão. Quando o diesel é colocado na câmara através de um injetor, ele entra em contato com o ar quente e sofre a combustão. Para isso o ar quente deve chegar na temperatura necessária para que o motor comece a funcionar. 

Os injetores de diesel são peças muito utilizadas nos motores, mas algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre sua funcionalidade. Sendo assim, a Tecnodux separou tudo o que você precisa saber sobre eles. Confira!

O que são injetores diesel e quais seus tipos?

Basicamente, os injetores diesel são as ferramentas que introduzem o combustível pulverizado na câmara de pré-combustão ou no tubo de admissão. Esta injeção de combustível pode ser direta ou indireta.

Existem dois tipos de injetores diesel, são eles: eletrônicos e mecânicos.

Injetores eletrônicos

Os injetores eletrônicos utilizam sensores para controlar o consumo de combustível, trazendo muita eficácia para o trabalho. O sistema Common Rail Diesel chegou para reduzir o gasto de energia e combustível e trazer alta pressão nos cilindros. 

Injetores mecânicos

Estão sempre presentes nos motores a diesel, mas deixaram de ser utilizados depois da aparição da injeção Common Rail.

A importância da injeção eletrônica diesel

Diferente dos outros modelos, o motor a diesel é mais econômico, poluem menos e tem uma capacidade de aceleração muito maior. Só essas características já o torna uma ótima opção. 

Mas cuidado. Esse sistema eletrônico do motor a diesel precisa estar sempre sendo verificado, pois possui um custo de manutenção maior que o da injeção mecânica. 

Todos os sistemas controlados pela central eletrônica, tanto na revisão quanto no sistema de injeção, devem ser feitos usando um scanner. O Raster diagnóstico diesel é uma ótima opção para saber como está o sistema.

Características do sistema de injeção diesel – Common Rail

Como já foi dito, a injeção Common Rail possui um alto nível de pressão nos cilindros. Agora vamos para suas características!

  • O Common Rail possui alternativas de injeções múltiplas, pré e pós-injeção, que vão de acordo com as necessidades do controle de emissões e sistema de pós-tratamento de gases. 
  • Pode ser usado em veículos leves, médios e pesados.
  • Possui início e fim de injeção controlados sem ter em conta a posição do motor.

Gostou de saber mais sobre os injetores diesel? Então, acesse o site da Tecnodux e confira todas nossas opções para um bom diagnóstico desse sistema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.