Saiba como usar um osciloscópio automotivo

Saiba como usar um osciloscópio automotivo

Existem itens que foram criados para melhorar o trabalho de um mecânico na hora de fazer a análise de um veículo, e um deles é o osciloscópio automotivo!

O osciloscópio automotivo é é um aparelho que concede a possibilidade de observar, analisar e arquivar sinais de tensão. O osciloscópio é utilizado no segmento de manutenção de automóveis para ler sinais elétricos,  sonoros e, principalmente, a vibração do motor. Além disso, pode ser encontrado nas versões digital e analógica. 

A Tecnodux separou tudo o que você precisa saber sobre o osciloscópio automotivo, inclusive, como utilizar um modelo. Vamos dar partida!

Para que serve um osciloscópio?

O multímetro sempre foi um aparelho que servia para testes eletrônicos em oficinas automotivas e eletrônicas. Mas, mesmo sendo um item espetacular, ele já não possui algumas características que o mercado atual demanda. 

O osciloscópio ganhou espaço em oficinas depois que o avanço da tecnologia mostrou que ele representa um ganho de tempo e dinheiro para os mecânicos. 

O osciloscópio começou sendo aplicado no sistema de ignição, e depois do surgimento da eletrônica embarcada, ganhou espaço como um instrumento de diagnóstico no conjunto dos sistemas eletrônicos. 

Quando usado no sistema de ignição, o osciloscópio consegue diagnosticar falhas de combustão e indicar se o problema está no defeito mecânico, teor da mistura ou no próprio sistema.

Nos últimos anos, os transdutores para osciloscópios apareceram como forma de transformar variáveis físicas, como pressão, temperatura, corrente e vácuo, em variações de tensão. Assim, é possível apresentá-las na tela do osciloscópio.

Como usar o osciloscópio?

Muitos mecânicos ainda possuem dúvidas de como utilizar um osciloscópio automotivo. Mas não se preocupe, pois vamos ajudar!

  1.  Conecte os cabos de forma correta!

Quando usar um osciloscópio, você precisa ter em mente que existem pelo menos duas portas de entrada para o sinal elétrico. A conexão preta precisa ser plugada no condutor terra do circuito que será analisado. Já o terminal vermelho é conectado em um canal intermediário.

Se você for usar o osciloscópio para buscar as causas de um defeito, procure pelo componente que está ocasionando a interrupção do sinal. Diversas vezes, o sistema apresenta falhas por conta de um único componente, mas o osciloscópio ajuda a achá-lo rapidamente.

  1. Diferencie as informações apresentadas

A tensão em volts é a principal informação extraída pelo osciloscópio. Essa informação chega através da amplitude do sinal obtido gerado em relação à escala do visor. 

Na linha horizontal do osciloscópio, temos o comportamento da tensão em decorrência do tempo. Essa escala pode ser configurada em milissegundos (1 segundo/mil) ou em microssegundos (1 segundo/ um milhão), vai depender do segmento de onda que você quer observar. 

  1. Analise mais de um sinal de forma simultânea

Alguns modelos mais modernos de osciloscópio automotivo deixam a possibilidade de exibição de dois ou mais sinais de forma simultânea no visor.

Essa tecnologia deixa a conferência de sinais de pontos divergentes de um mesmo circuito mais fáceis para comparação.

  1. Possibilidades de testes

Como os circuitos embarcados dos automóveis estão sendo equipados com cada vez mais equipamentos eletrônicos, o uso do osciloscópio automotivo se torna mais necessário para testes.

Entre os testes mais tradicionais, estão: o de compressão, de bateria e de alternador. 

  1. Use um scanner automotivo em conjunto

Quando aliado a um scanner automotivo, o osciloscópio se torna ainda mais fácil para leitura da parte elétrica e sistemas eletrônicos de um veículo.

Para informações mais detalhadas sobre o uso do osciloscópio automotivo, garanta um curso na Tecnodux. Aqui você vai aprender tudo sobre esse sistema de diagnóstico, acesse nosso site e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.