Como usar corretamente o câmbio automático?
Olha, não faz muito tempo que um carro com câmbio automático ou era raro de ser encontrado ou era sinônimo de preocupação. Nas décadas de 80 e 90, contar com esse tipo de transmissão causava algum receio nos condutores. A peça contava com o estigma e manutenção cara e um consumo bem mais elevado de combustível. Mas é importante entender que cada um desses rótulos caíram por terra conforme as caixas automáticas se tornaram mais modernas.
Pensando nisso, como hoje é bem mais comum contar com um carro com câmbio automático, nós da Tecnodux, que contamos com o curso de câmbio automático, separamos as melhores dicas para usar câmbio automático. Confira!
Antes de qualquer coisa, pise no freio
É importante entender que o acionamento do freio é praticamente obrigatório quando liga o um carro automático. Isso mesmo, para ligar o motor do seu automóvel automático, você terá que pisar no pedal do freio. Esse é um sistema de segurança que os carros ATs trazem para evitar que a pessoa vire a chave de ignição ou que acabam apertando o botão de start dependendo do carro, com o veículo em drive e acabe causando acidentes.
Faça tudo na ordem e com bastante leveza
Para que o conjunto de transmissão não sobrecarregue, o correto é que os movimentos sejam suaves e com isso, seguindo uma rotina na hora de sair com o carro automático ou na hora de estacioná-lo. Quando começar a viagem, é necessário engatar o câmbio automático primeiro – em D ou em R, tudo isso conforme a necessidade da primeira manobra – e só em seguida abaixar o freio de mão ou desacionar o freio de estacionamento.
Quando for parar o carro, é necessário que se faça o oposto. Aqui, é preciso que se estacione o veículo e acione o freio de mão ou o botão de freio de estacionamento antes de colocar a alavanca do seu câmbio no P. Principalmente nessas situações, quando colocamos a caixa em “park” com o carro solto, o peso do pequeno deslocamento que o carro vai fazer irá forçar o conjunto da transmissão.
Fora isso, acione essas posições apenas quando o veículo estiver totalmente parado, evitando colocar de D para R ou vice-versa com o carro ainda em movimento. Isso vai gerar trancos desconfortáveis e fará mal ao sistema.
Não fique com a mão no câmbio o tempo todo
Não fique com a sua mão em cima da manopla do câmbio automático e saiba que isso vale também para os câmbios manuais. Também não adianta nada colocar a alavanca no N a cada semáforo que você parar ou no anda e para do trânsito.
Quando mudamos a posição da caixa o tempo todo, sobrecarregamos os componentes da transmissão prematuramente. Aqui, só vale colocar o carro automático em ponto morto se a parada for de mais de dois ou três minutos.
Além do curso de câmbio automático que mencionamos, na Tecnodux você encontra outros tão completos quanto, como nosso curso de troca de óleo e muito mais. Venha conferir as nossas melhores ofertas!