Mitos e Verdades sobre Carregadores de Carros Elétricos

Mitos e Verdades sobre Carregadores de Carros Elétricos

Você aí, dono de oficina ou mecânico, já percebeu que a onda dos carros elétricos chegou para ficar. Se antes a gente falava sobre motor a combustão o dia todo, hoje o assunto já mudou pra bateria, autonomia e, claro, carregador para carro elétrico. No entanto, ainda surgem muitas dúvidas e, infelizmente, alguns mitos quando o tema é como receber esse novo tipo de veículo. Afinal, investir em uma estação de carregamento vale mesmo a pena para seu negócio? Vamos desvendar essas ideias juntos.

Mito: muita infraestrutura para instalar um carregador

Esse é um dos mitos mais comuns nas conversas entre oficinas. Não é bem assim. Existem atualmente modelos de equipamentos bem compactos e adaptáveis.

É claro que sua oficina vai precisar de um ponto de energia apropriado, dimensionado de acordo com o carregador, mas em muitos casos basta uma revisão no quadro elétrico e adequações que não são um bicho de sete cabeças.

Inclusive, pensando no crescimento do mercado, investir em uma estação de carregamento pode ser um diferencial e tanto para atrair clientes de carros elétricos, aumentando a versatilidade dos seus serviços.

Carregador para carro elétrico só serve para modelos importados

Aqui está uma meia-verdade que gera muita confusão. É verdade que existiam no passado diferentes conectores de recarga (padrões), especialmente em veículos vindos de fora.

Entretanto, hoje, boa parte dos carros elétricos vendidos no Brasil já seguem padrões (como o Tipo 2), e muitos carregadores disponíveis são multi-plug, aceitando uma gama de modelos.

Isso quer dizer que sim, só precisa adaptar o carregador correto para abranger grande parte dos clientes, uma excelente oportunidade para oficinas que querem se destacar.

Mito: o carregamento pode demorar o dia todo

Esse mito normalmente assusta quem está acostumado com o ritmo acelerado das mecânicas. Existem, basicamente, dois grandes grupos de carregadores: os de carga lenta (normalmente usados em casa ou para clientes que deixam o carro mais tempo) e os de carga rápida (conhecidos como carregadores de corrente contínua).

Para o contexto de oficinas, com rotatividade maior, o ideal é buscar soluções intermediárias. Por exemplo: recarregar 60% de uma bateria em cerca de uma hora já resolve o fluxo para serviços e test-drive.

Verdade: a demanda por carros elétricos está crescendo rapidamente

Com o aumento das vendas de carros elétricos e a tendência mundial de sustentabilidade, é cada vez mais importante estar preparado para esse mercado em expansão. Investir em infraestrutura para carregamento de carros elétricos não só garante que sua oficina atenda à demanda crescente, mas também posiciona seu negócio à frente da concorrência.

Mito: instalar estação de recarga é caro e complicado

O investimento inicial na instalação pode ser um impeditivo à primeira vista, mas é preciso enxergar o cenário completo.

Além do custo dos equipamentos e ajustes elétricos, o retorno vem no médio prazo: mais clientes, mais visibilidade e, claro, agregando valor ao negócio.

A Tecnodux oferece a Estação de recarga para carros elétricos 7,2KW – ECO9102, uma solução que se adapta bem às necessidades comerciais, proporcionando um desempenho de alta qualidade sem exigir grandes adaptações.

Além disso, parceiros confiáveis como a Tecnodux oferecem orientação técnica, treinamento para equipes e suporte que facilita todo esse processo. E não podemos esquecer: quanto antes adaptar sua oficina à realidade dos carros elétricos, mais à frente você estará quando a demanda explodir.

Conte com a Tecnodux para modernizar sua oficina

Se você está pensando em dar o próximo passo e não quer ficar para trás na nova era da mobilidade elétrica, visite o site da Tecnodux. Lá você encontra soluções, equipamentos e informações especializadas para oficinas que querem se tornar referência no atendimento ao carro elétrico. Avance com confiança, a mudança é agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.