3 equipamentos de diagnóstico automotivo que toda oficina deve ter

3 equipamentos de diagnóstico automotivo que toda oficina deve ter

Um mecânico profissional e qualificado, usa ferramentas de diagnóstico para detectar com exatidão algum problema que possa estar ocorrendo com o veículo quando é enviado para manutenção, ou quando algum aviso de falha aparece no painel. O sistema moderno que vem instalado no carro já facilita essa etapa.

O diagnóstico é o processo de encontrar a causa do problema. Primeiro, é avaliado os motivos que levaram o dono do veículo a levá-lo até uma oficina. Após analisar uma série de questões, é feito o diagnóstico, para finalmente descobrir as falhas e achar a raiz do problema. Assim, é possível procurar a solução mais adequada. Isso evita o retrabalho e o gasto com procedimentos que não resolverão o problema.

Ter boas ferramentas é essencial para o funcionamento de uma oficina mecânica. A principal vantagem é que com o equipamento correto, o profissional é capaz de detectar os defeitos com mais precisão e facilidade. Isso reduz até o tempo em que o veículo fica parado para manutenção e os custos de mão de obra.

Pensando nisso, a Tecnodux separou os equipamentos de diagnóstico automotivo que toda oficina deve ter. 

Scanner Automotivo

Scanners tornam possível identificar diversos problemas no sistema. Em tempo real, você consegue visualizar as informações escaneadas e identificar as falhas em todos os veículos. Isso em linhas leves, movidas a gasolina, e em linhas pesadas, movidas a diesel.

Esse dispositivo consegue reconhecer diferentes códigos de falha, permitindo que o profissional encontre a maneira correta de corrigir.

É muito importante ter sempre guardado os principais acessórios e conectores para o modelo de scanner escolhido, pois cada marca de carro possui suas características. 

Ter um scanner automotivo completo agilizará os seus atendimentos! 

Multímetro

Esse equipamento de diagnóstico automotivo é capaz de fazer várias medições. Ele faz a verificação do RPM do motor, confere sensores de temperatura, amperagem da bateria, mede a resistência elétrica e a corrente e muito mais. 

Esse equipamento é um dos principais parceiros do mecânico e um investimento de retorno certo!

Osciloscópio

Esse aparelho realiza diagnósticos de forma mais precisa, de falhas nos sistemas elétricos, sensores e circuitos integrados dos veículos.

Hoje em dia, com a complexidade existente nos sistemas veiculares, esta ferramenta fará com que o seu trabalho renda mais e com muito mais precisão nos diagnósticos.

Outros tipos de aparelhos e ferramentas também podem deixar mais rápido e preciso o trabalho dos profissionais, dando mais segurança e conforto no dia a dia.

Consequentemente, isso contribui para diagnósticos mais certeiros sobre os problemas do veículo.

Alguns dos equipamentos automotivos abaixo, podem ajudar em seus diagnósticos e serviços:

  • Elevador Automotivo: O elevador automotivo é a solução perfeita para qualquer oficina mecânica. Ele é um investimento com retorno garantido. Apesar de ter um custo um pouco alto, os benefícios são tantos que ele se torna o melhor custo benefício de qualquer oficina.
  • Rampa de alinhamento: Além de servirem para levantar o carro para fazer o alinhamento, também ajudam em outras demandas, como troca de óleo. Ainda garantem mais segurança nas operações da oficina. 
  • Alinhador de direção 3D: Sua função é fazer o alinhamento rápido e preciso das rodas . Esse tipo de equipamento dispensa o uso de cabos de comunicação, o que permite uma leitura por meio de imagens de alta definição.

Agora que você já sabe quais equipamentos de diagnóstico automotivo que toda oficina deve ter, aproveite para acessar o site da Tecnodux e escolher os melhores modelos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.