4 cuidados que se deve ter com um carro de câmbio automático
Hoje em dia, é muito comum ver pessoas dirigindo carros automáticos aqui no Brasil, diferente do que ocorria há 10 anos atrás, por exemplo. Mas sabemos que, infelizmente, muitos motoristas ainda usam esse tipo de transmissão da maneira errada, seja ela automática convencional, automatizada de dupla embreagem ou do tipo CVT. E saber como usar e como ter cuidado com essa peça é muito importante para garantir a sua durabilidade.
Pensando nisso, nós da Tecnodux separamos para você um guia completo que mostra os cuidados para se ter com um carro com câmbio automático e com isso, o reparador poder orientar para os seus clientes da oficina o que eles devem fazer. Inclusive, aqui você encontra nosso incrível Curso Câmbio automático. Confira!
Não use posição “N” de maneira excessiva
Sem dúvida nenhuma um dos erros mais comuns que são cometidos por condutores é passar a alavanca de transmissão para neutro toda hora que o carro estiver parado. Quando paramos em semáforos ou em tráfegos intensos, por exemplo, é importante saber que a transmissão automática deve continuar posicionada em D, que significa Drive. O neutro só deve ser usado quando o carro necessita estar totalmente solto ou quando ele está estacionado.
Não troque a posição do câmbio com pressa
Outro erro bastante comum é a ansiedade que muitos condutores têm na hora de trocar a transmissão de posição. Quando o motorista manobra com pressa, é bem comum que não esperam o veículo parar de maneira completa para que se altere a posição da alavanca de câmbio.
O mau hábito também pode desgastar a transmissão e com isso, reduz a sua vida útil. Ou seja, é muito importante parar o veículo completamente antes de passar a alavanca de “R” para o “D”.
Estacionar o carro automático corretamente
Quando o condutor estaciona, é comum que ele acabe acionando o freio de estacionamento (o freio de mão) e com isso, coloca o câmbio na posição P. Mesmo que o estacionamento seja feito dessa maneira pela maioria dos estacionamentos, não é o melhor jeito de estacionar, isso porque o peso do carro está atrelado ao câmbio.
Na verdade, o que o motorista tem que fazer é parar totalmente o carro na vaga pretendida, pisar no pedal de freio e levar a transmissão para a posição N e só assim, acionar o freio de mão.
O motorista não deve manter a transmissão N nas descidas
Outra prática bem comum, até mesmo em carros manuais, é colocar a transmissão em Neutro nos declives, como em descidas de serras, por exemplo. Saiba que esse é um costume péssimo e que deve ser abolido, isso porque quando transitamos em uma ladeira, é muito importante que exista a presença de freio motor. Se o motorista descer em algum trecho com o câmbio posicionado em alguma marcha mais curta, podemos notar que o veículo parece frear de maneira automática, isso porque ele não desenvolve muita velocidade.
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