Alinhamento de pneus: tudo que você precisa saber
Um serviço muito conhecido pelos motoristas, o alinhamento é muito importante e feito com muita frequência ou pelo menos deveria ser. Mas como qualquer outro ajuste ou manutenção realizada no automóvel, é uma fonte inesgotável de dúvidas. E é por isso que nós da Tecnodux vamos falar um pouco mais sobre o alinhamento de pneus para que o profissional que trabalha ou quer trabalhar nessa área, entendam sobre o assunto. Confira!
Alinhamento conta com prazo de validade
É importante entender que as fabricantes recomendam, tanto no Brasil quanto no mundo, que o alinhamento seja feito nos automóveis a cada 10 mil quilômetros. Mas em nosso país, as ruas e estradas são mais acidentadas e por isso, essa necessidade pode acabar sendo antecipada.
Alinhamento traseiro
Uma coisa que ocorre com frequência é que a maior parte dos veículos compactos e médios só recebe alinhamento em suas rodas dianteiras. Em modelos que contam com suspensão traseira independente, ou seja, a mais comum é a do tipo multilink, existe uma necessidade maior de alinhar os braços de suspensão traseira, essa que pode perder facilmente a regulagem original, por isso é bom ficar atento.
Não é necessário balancear todas as vezes que o seu carro é alinhado
Não é necessário balancear toda vez que for alinhar o seu carro, porque a balanceadora de rodas não tem nada a ver com o alinhamento. Essa prática só deve ser realizada quando o volante do seu carro estiver duro demais, vibrando, quando o condutor for fazer a troca dos pneus ou também quando a quilometragem que foi estipulada para ela for alcançada.
A cambagem deve seguir as orientações do fabricante
Você sabe o que é a cambagem? Ela nada mais é do que a perpendicularidade da roda em relação ao solo. Se a cambagem não estiver de acordo com o estipulado para o modelo específico do carro, pode facilmente causar muitos problemas na suspensão ou até mesmo no amortecedor do veículo. Aqui, a solução é trocar os componentes. Saiba que o proprietário deve manter a angulação das rodas que foi determinada pelo fabricante do veículo. Mas sempre fique atento, pois não é necessário fazer a cambagem todas as vezes que o alinhamento for realizado.
Nem sempre que a direção está puxando é sinal de desalinhamento
Existem diversos outros motivos, além da falta de alinhamento da geometria da direção, que podem facilmente levar o seu veículo a puxar a direção, como, por exemplo, quando há uma pressão desigual nos pneus de lados opostos do carro, fazendo com que cada um esteja de um tamanho diferente do outro.
Também vai ocorrer isso se o sistema de freio do seu veículo estiver atuando com uma intensidade diferente nas rodas ou até mesmo se houver uma diferença de desgaste entre os pneus, provavelmente a sua direção vai puxar e por isso, nem sempre será o problema de desalinhamento.
Aqui na Tecnodux você tem tudo para o alinhamento, além de balanceadora computadorizada e muito mais. Venha conferir as nossas ofertas!