Alinhamento e balanceamento: entenda as diferenças
Uma coisa que todo dono de oficina e condutores devem entender é que o balanceamento e o alinhamento são procedimentos extremamente importantes quando pensamos em manter a dirigibilidade e a segurança do veículo e consequentemente de todos que estão nele. Contudo, muitas pessoas acabam confundindo um procedimento com o outro. Existem ainda motoristas que pensam que os dois serviços são a mesma coisa. Por isso, é sempre importante saber o que é alinhamento e balanceamento.
Pensando nisso, nós da Tecnodux separamos informações muito importantes para você explicar para o seu cliente qual a diferença entre alinhamento e balanceamento. Confira!
Balanceamento das rodas: o que é?
De maneira geral, o balanceamento acaba sendo realizado junto com o alinhamento. Aqui, o profissional da mecânica automotiva vai fazer o balanceamento do pneu e da roda. Muitas pessoas não sabem, mas o mais interessante aqui, é que existem dois tipos de balanceamento. São eles:
balanceamento estático: realizado com o conjunto imóvel;
balanceamento dinâmico: realizado com o conjunto em rotação.
A importância do alinhamento e balanceamento?
Saiba que o balanceamento conta com a função de equilibrar o conjunto de pneu e roda do automóvel. Agora, o alinhamento ajusta os ângulos das rodas e com isso, as mantém retas em relação ao solo e também paralelas entre si.
Qual a diferença de alinhamento e balanceamento?
O balanceamento do veículo faz parte de todo o processo de manutenção preventiva e isso vai garantir que as rodas girem sem nenhum tipo de vibração. Agora, o alinhamento conta com a função de ajustar os ângulos das rodas, evitando acidentes e garantindo uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.
Fora isso, o alinhamento ainda previne o deslocamento involuntário do automóvel e faz com que a dirigibilidade fique mais firme. Por último, ainda evita que o condutor tenha surpresas desagradáveis durante o trajeto, como, por exemplo, que o automóvel puxe mais para direita ou para a esquerda.
Contudo, o mais importante que temos que destacar neste tópico é que o condutor precisa mandar fazer o alinhamento e o balanceamento juntos, pois isso vai garantir a segurança na hora de dirigir e o cliente ainda pode aproveitar todos os benefícios dos serviços.
Qual a quilometragem correta para fazer balanceamento e alinhamento?
É muito importante enfatizar que o alinhamento e o balanceamento devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que o veículo não conte com nenhum tipo de problema.
No entanto, não se esqueça de levar em consideração outros quesitos para que tudo saia da melhor maneira e o seu cliente conte com o melhor em segurança, como:
– Troca de pneus/rodas;
– Rodízio de pneus;
– Buraco em ruas ou rodovias;
– Pneu gasto de forma irregular.
Aqui na Tecnodux você conta com tudo o que há de melhor em acessórios para alinhamento e balanceamento para a sua oficina mecânica e com isso, oferecer os melhores serviços aos seus clientes. Venha conferir as nossas melhores opções de produtos e serviços com preços incríveis e fique de olho em nossas melhores ofertas!