Dicas para fazer um ótimo diagnóstico no veículo
Todo veículo possui suas particularidades, mesmo que alguns design sejam iguais aos outros, quem faz o automóvel são seus usuários e por isso o diagnóstico de um modelo na maioria das vezes será diferente de outros!
O diagnóstico de automóveis é um processo de análise para encontrar por qual motivo um veículo está com problemas; desta forma conseguimos achar soluções para melhorar o desempenho do automóvel. O diagnóstico segue um ciclo de 3 fases: sintoma, falha e causa.
O sintoma é a parte inicial do processo de diagnóstico de um veículo, pois é o motivo do cliente procurar uma oficina ou um profissional. Por isso, é essencial que no primeiro encontro com o cliente o mecânico consiga extrair o máximo de informações possíveis sobre o veículo.
Depois de ter reconhecido os sintomas, está na hora de encontrar o diagnóstico das falhas. No caso, o que está gerando os sintomas no veículo. Posteriormente, será a hora de definir a causa do problema, que resultou no aparecimento das falhas. Viu como o ciclo se interliga?
Pensando nisso, a Tecnodux separou algumas dicas para você fazer um ótimo diagnóstico no veículo de um cliente!
Etapas para um diagnóstico perfeito
Existem algumas etapas que ajudam a chegar em uma definição exata do diagnóstico, são eles:
- Fale com o cliente: Como dito anteriormente, um dos passos mais importantes é conversar com o cliente, assim você pode fazer um bom mapeamento de possíveis falhas que o veículo está enfrentando.
- Preparação do material: Depois de detectar o problema do automóvel, o passo mais importante é separar com antecedência o material que vai ser usado. Existem alguns equipamentos que são propícios para o diagnóstico no veículo, eles são: osciloscópio, multímetro e o scanner diagnóstico automotivo.
- Manutenção: Depois de ter conseguido verificar os problemas com o auxílio de um equipamento de diagnóstico automotivo, faça a reparação necessária. Depois use os equipamentos de diagnóstico automotivo para checar se o problema foi resolvido.
Tenha os aparelhos de diagnóstico automotivo
Existem 3 ótimos aparelhos de diagnóstico automotivo que ajudam muito e facilitam a encontrar as falhas em um veículo. Esses 3 aparelhos são itens essenciais para qualquer oficina, são eles:
Aparelho scanner
O aparelho scanner consegue acessar e exibir em sua tela todas as informações dos dispositivos operacionais de gerenciamento eletrônico de um veículo. Um scanner automotivo completo consegue localizar e corrigir falhas, além de ter outras ótimas funções adicionais.
Osciloscópio
Uma ferramenta que aparece muito no dia a dia de quem repara automotivos. O osciloscópio permite obter os sinais elétricos e as medidas instantâneas dos mesmos sinais, que são apresentados em uma tela onde podemos ver transições em formas de ondas.
Multímetro
O multímetro é um aparelho que consegue fazer diversos tipos de medição em muitas razões elétricas. O multímetro consegue medir, por exemplo, tensões (volts), resistências, correntes (amperes) e muito mais.
Gostou das dicas para fazer um ótimo diagnóstico no veículo? Seguindo todas as dicas da Tecnodux você vai conseguir entregar um produto excelente para o seu cliente!