O que é um multímetro digital?
O multímetro é um aparelho de medida elétrica, sendo que com ele é possível realizar três tipos principais de medição : amperímetro, voltímetro e ohmímetro. O multímetro recebeu esse nome justamente por ser um equipamento que unificou em sua estrutura a função de outros equipamentos. Possui mais de uma função, por isso o “multi”.
- Função amperímetro: mede a corrente elétrica, contínua ou alternada.
- Função voltímetro: mede a tensão elétrica, contínua ou alternada.
- Função ohmímetro: mede a resistência elétrica.
Além disso, ele é capaz de medir a frequência de sinais alternados, temperatura, entre outros. Ou seja, um equipamento bem completo. E para definir qual medição será realizada, basta usar a chave rotativa ou selecionar por botões e escolher a função que será usada.
Existem multímetros analógicos e digitais. No analógico, a verificação da leitura ocorre através de força eletromagnética em seu ponteiro. Já os digitais possuem um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional.
Multímetro digital
O multímetro digital substituiu há muito tempo o medidor analógico, devido à sua capacidade de fazer a medição com maior precisão. Ele é uma ferramenta de teste, utilizada para diagnóstico padrão em ambientes industriais, elétricos ou automotivos.
Quatro componentes compõem, normalmente, a face de um multímetro:
- Conectores de entrada: onde são inseridos os cabos de teste;
- Display: onde as leituras das medições podem ser vistas;
- Interruptor rotativo (chave/mostrador): onde é selecionado os valores de medição principais – ohms, volts e amperes;
- Botões: onde é selecionadas as outras funções, elas variam de acordo com o modelo;
O multímetro digital tem capacidade de medir volts, amperes e ohms. Normalmente, incluem várias outras funções especializadas adicionadas ou opções avançadas. Quando o técnico tem necessidades específicas, ele precisa procurar um modelo que atenda melhor às suas necessidades. Esse é o caso do Multímetro automotivo.
Multímetro Automotivo
É necessário atentar-se às escalas que são indispensáveis para a manutenção automotiva ao escolher o modelo de multímetro. Geralmente, os multímetros possuem escala de tensão, resistência, corrente, mas às vezes não trazem Beep (teste de continuidade), temperatura e frequência.
Um reparador automotivo precisa ter tais funções e escalas em seu multímetro, algumas destas informações podem ser acompanhadas pelo scanner automotivo, porém, outras são medidas, necessariamente, direto no componente.
Veja alguns componentes automotivos em que é necessário o uso de multímetro para a reparação:
- Freios ABS;
- Sinalização e iluminação;
- Eletrônica embarcada;
- Sistema de carga e partida;
- Gerenciamento de transmissão automática e automatizada;
- Gerenciamento eletrônico do motor (injeção).
Multímetro Digital Inteligente
O multímetro inteligente reconhece, sem precisar usar a chave rotativa, o parâmetro de medição só de colocar os conectores. Assim, é possível evitar os riscos que as falsas configurações geram.
Semelhanças com o alicate amperímetro
O multímetro digital é muito confundido com o alicate amperímetro. Mas, apesar de ter algumas funções semelhantes, o multímetro digital consegue medir outras fontes de grandezas elétricas; atualmente já existem modelos que unem os dois aparelhos em apenas um, como o Alicate Amperímetro Digital 600A KJ-602C da Tecnodux.
Agora que você já sabe o que é um multímetro digital, não perca tempo e acesse o site da Tecnodux e garanta já o seu!