Principais problemas nos sensores TPMS e como evitá-los na oficina

Se você administra uma oficina, com certeza já percebeu que os veículos estão cada vez mais equipados com sistemas eletrônicos, e que as demandas dos clientes acompanham essa evolução.
Os sensores TPMS (sistema de monitoramento de pressão dos pneus), por exemplo, são peças fundamentais na segurança e eficiência dos veículos modernos. No entanto, na correria da oficina, alguns problemas recorrentes podem atrapalhar o bom funcionamento do TPMS e, por tabela, do próprio atendimento ao cliente.
Dominar os detalhes desse sistema é uma forma de diferenciar o seu serviço e evitar dores de cabeça que, muitas vezes, são causadas por falhas simples de contorno técnico ou de atualização.
A seguir, explico com mais profundidade quais são as falhas mais comuns encontradas nos sensores TPMS, e como você pode evitá-las de maneira prática.
Falhas de leitura: o pesadelo frequente
Um dos problemas mais frequentes nas oficinas é o sensor de pressão dos pneus não estar transmitindo a leitura correta. Em geral, isso acontece por descuido em etapas que parecem simples.
Troca do pneu sem atenção, uso de ferramentas inadequadas, ou até mesmo a instalação de uma válvula para sensor TPMS incompatível com o modelo do sensor podem prejudicar o funcionamento do sistema.
Para evitar esse transtorno, e possíveis retornos dos clientes, sempre utilize válvula compatível e de procedência.
Evite batidas na instalação e priorize ferramentas específicas para esse tipo de trabalho. Um detalhe que muita gente esquece: sensores e válvulas formam um conjunto! Se um não está em boas condições, o sistema inteiro fica deficiente.
Problemas de bateria: quando o sensor para de vez
Outro ponto é a vida útil da bateria dos sensores TPMS. Diferente de outros sistemas eletrônicos do carro, os sensores têm baterias que, uma vez descarregadas, não podem ser trocadas: é necessário substituir o sensor completo. Esse ponto costuma pegar muita oficina de surpresa, e, claro, o cliente também.
Como só é possível prever a falha da bateria por diagnóstico, recomendo sempre checar esse item durante as revisões ou antes da calibração do sistema.
Assim, complementando o serviço, você ajuda seu cliente e ainda previne futuras reclamações. Lembre-se também de descartar o sensor corretamente, respeitando o meio ambiente e as normas técnicas.
Dicas de ouro para a rotina
Inclua a verificação e manutenção dos sensores de pressão no checklist da oficina, oriente sua equipe sobre a importância do uso correto de cada válvula para sensor TPMS e mantenha os equipamentos de diagnóstico, incluindo atualização Rasther, sempre em dia.
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