Saiba tudo sobre o sistema TPMS dos pneus

Saiba tudo sobre o sistema TPMS dos pneus

Um veículo possui diversas partes que são fundamentais para o seu funcionamento e por isso devem ser checados com frequência. Mas os pneus são, sem dúvida, componentes que fazem bastante diferença e precisam ser sempre avaliados, afinal, eles que vão encarar o asfalto da rua e dar estabilidade ao veículo. 

Existem diversas características que são necessárias verificar para saber o estado que o pneu se encontra, como o nível de desgaste e a pressão dentro do produto. 

Muitas pessoas sofrem com problemas de pneu com baixa pressão, ou até vazio, durante viagens ou percurso longos. Isso pode ser extremamente perigoso e por isso é importante sempre saber as condições do  pneu, e por essa razão o TPMS é importante. 

Pensando nisso, a Tecnodux separou tudo o que você precisa saber sobre o sistema TPMS dos pneus! 

O que é TPMS?

A sigla TPMS corresponde a “Tyre Pressure Monitoring System”, que em tradução seria “sistema de vigilância da pressão dos pneus”. Trata-se de um sistema eletrônico embutido feito para controlar a situação de pressão dos pneus do veículo. 

O sistema apresenta em tempo real informações aos motoristas, e alerta de quando a pressão em qualquer pneu está inadequada. Esse sistema é perfeito para pneu de caminhão, pois costumam rodar por um longo período,além de carros e motos. 

O uso do TPMS no veículo garante uma condução segura e diminui os riscos de acidentes. Os sensores TPMS são capazes de prevenir qualquer incidente ao detectar com antecedência problemas de pressão nos pneus e ainda reduz a distância de travagem. 

Também vale lembrar que o TPMS reduz o desgaste do piso do pneu e reduz o consumo de combustível, já que pneus vazios costumam exigir mais do veículo. 

Capacidades necessárias do TPMS

Em novembro de 2014, todos os veículos registrados precisam estar equipados com um sistema TPM direto ou indireto. Fazendo com que o TPMS deva ter as seguintes características: 

  • Se um único pneu perder 20% da pressão mais baixa do que a operacional, o TPMS deve emitir um aviso em até 10 minutos. 
  • Perda de pressão súbita ou gradual em quatro pneus sendo 20% mais baixa do que a pressão operacional, o TPMS deve emitir um aviso em 10 minutos.
  • O TPMS deve detectar uma queda de pressão nos pneus entre 40km/h e a velocidade máxima. 
  • Deve haver uma velocidade de transferência de dados de 434 MHz. 

O que é TPMS indireto? 

O TPMS indireto usa sensores do sistema de travão ABS para fazer uma estimativa da pressão dos pneus. O TPMS indireto, ou iTPMS, tem como base o princípio de que um pneu inflado de forma irregular tem um diâmetro menor e, com isso, uma velocidade angular maior do que um pneu inflado corretamente. 

O que é TPMS direto? 

O TPMS direto consegue aferir a pressão dos pneus por meio de sensores de pressão que são implantados diretamente nos pneus. Esses sensores medem a pressão por dentro do pneu e mandam as informações para um computador de bordo ou até mesmo para o painel de instrumentos do veículo. 

Diferente da versão indireta, esse modelo também consegue medir a temperatura dentro dos pneus. 

Agora você conhece mais dos TPMS, não é mesmo? Então já dá para investir em um ótimo equipamento para programar e diagnosticar sistemas TPMS.

No site da Tecnodux você encontra excelentes modelos de scanners Programadores TPMS e muito mais! 

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